Especializado em tratamentos a laser para vasinhos e varizes, sem cirurgia e sem repouso

Dr. Wagner Tedeschi Filho

Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular realizadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP.

CRM: 112.792 SP

Sobre o

Dr. Wagner Tedeschi Filho

Experiência em mais de 4000 casos tratados em clínica privada até julho de 2021 em angiologia e cirurgia vascular, incluindo trauma vascular, acessos vasculares periféricos, centrais e para hemodiálise, tratamento de varizes em todas as suas modalidades: cirurgia convencional, micro-cirurgia, escleroterapia, espuma eco-guiada, laser vascular – CLaCS.

Assista ao Vídeo

Técnica CLaCS

CLaCS é uma técnica de última geração para o tratamento de vasinhos e microvarizes, realizada na Clínica Tedeschi.

Laser Vascular e microaplicações nos vasos desenvolvidos na mesma sessão. Esses dois poderosos recursos de tratamento de varizes sob o conforto do resfriamento intenso da pele garante eficiência e é capaz de substituir as microcirurgias em até 80% dos pacientes. Em casos muito iniciais ou em vasos na face podemos utilizar o Laser isoladamente.

Após cuidadosa avaliação clínica e completa documentação fotográfica, com poucas visitas à Clínica Tedeschi e sem repouso pós-tratamento, realizamos com toda segurança esse método de estética vascular avançada.

Escleroterapia

Escleroterapia é um procedimento para tratar os vasinhos, microvarizes e até mesmo varizes grossas e complicadas. Pode ser realizado pela injeção de líquido ou espuma com diferentes técnicas e variadas concentrações de agentes esclerosantes, dependendo de cada caso. Com o auxílio do Ultrassom Duplex Scan localizamos os pontos a serem tratados e acompanhamos a espuma em tempo real progredindo no vaso durante a aplicação.

A frequência e quantidade das sessões varia de acordo com a extensão e distribuição dos vasinhos. Todos os nossos tratamentos são precedidos de cuidadosa avaliação médica e sessão de fotos com equipamento profissional para acompanhamento dos resultados.

Assista ao Vídeo

Assista ao Vídeo

Endolaser

O tratamento de varizes por endolaser é um método minimamente invasivo especificamente útil para tratar o refluxo das veias safenas. Uma fibra óptica especial é inserida dentro da veia a ser tratada, e o feixe de laser aquece de forma seletiva o vaso a ser tratado resultando no seu fechamento.

A grande vantagem do método está no mínimo repouso necessário para recuperação e na ausência de cortes e pontos. Apenas um orifício de 2mm é o suficiente para o procedimento que é guiado por ultrassonografia em tempo real.

Cirurgia Convencional de Varizes

A cirurgia convencional de varizes é a delicada técnica de retirada das veias comprometidas. Em algumas situações é a melhor escolha pois, quando bem planejada e executada, entrega resultados duradouros em casos já avançados.

Pode ser realizada a abordagem microcirúrgica que utiliza pequenos cortes de 1,5 a 2,5 milímetros através dos quais as varizes são removidas. Existem casos onde o fluxo da veia safena, a mais longa veia do corpo humano, está muito prejudicado. Nesses casos, muitas vezes, a completa remoção dessa veia é a melhor opção.

Após uma avaliação clínica e ultrassonográfica determina-se a gravidade e o tipo das varizes, permitindo o planejamento de quais técnicas servem melhor para cada caso. Nem todos os pacientes com varizes requerem cirurgia.

Equipe treinada, os melhores materiais, sempre em ambiente hospitalar, é assim que Dr. Wagner Tedeschi Filho trata casos cirúrgicos: com toda a segurança e atenção aos detalhes. Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia e realizará todos os cuidados seguintes na Clínica Tedeschi.

 

Assista ao Vídeo

Outros procedimentos

Com o paciente em pé, realiza-se um minucioso exame físico e Doppler (ultrassom feito para verificar o fluxo de sangue) com mapeamento dos trajetos varicosos.

A seguir, com o paciente deitado, realizamos a aplicação da espuma na veia, que é cuidadosamente acompanhada em tempo real com o ultrassom.

O paciente já retorna para casa com a meia elástica colocada e com o kit de pós-tratamento para recuperar se brevemente. Será reavaliado em 7 a 14 dias.

Utilizado no tratamento de varizes, emite uma luz específica que passa pela pele sem causar danos e ao alcançar o vaso alvo aquece seu conteúdo lesionando as paredes das varizes que se contraem e são absorvidas já sem vitalidade.

Muito utilizado em vasos no nariz, na face, no colo e regiões onde não está indicada a aplicação de esclerosantes.

É utilizado como técnica isolada apenas em vasinhos muito finos e delicados.

Técnica de ponta para o tratamento estético de vasinhos. Consiste na injeção de medicamentos nos vasos doentes e o resfriamento da área tratada em até -39°C.

O frio promove a contração dos vasos, melhorando o efeito do medicamento aplicado.

Se comparado com o tratamento de escleroterapia convencional, com crioescleroterapia é possível ter resultados igual de bons, com menos dor e em menos sessões.

Indicada para casos mais leves de microvarizes. No procedimento é aplicada anestesia local só no trajeto das microvarizes, as quais são retiradas através de pequenas incisões, que são tão leves que não requerem de pontos para cicatrizar.

• Acesso vascular para hemodiálise
• Acesso vascular para quimioterapia
• Fistula para hemodiálise

• Aneurisma de aorta
• Doença obstrutiva arterial periférica
• Erisipela
• Linfedema
• Lipedema
• Obstrução de artérias carótidas
• Telangiectasias (Microvasinhos)
• Tromboflebite
• Trombose venosa

ENTENDA OS TRATAMENTOS EM POUCOS MINUTOS

Técnica CLaCS

Escleroterapia​

Endolaser

Cirurgia de Varizes

DÚVIDAS FREQUENTES

Graças ao aprimoramento profissional constante e maciço investimento em tecnologia, temos hoje a sua disposição o melhor em laser para varizes, seja transdérmico (pela pele para vasinhos), seja endolaser EVLT (fibra ótica por dentro da veia sob anestesia para varizes mais graves e safenas).

Nossa plataforma para tratar varizes sem hospitalização e sem repouso utiliza NdYag 1064 nm, que conta com uma vasta gama de aplicação vascular. Trata dos finos vasos da face até varizes de 3 ou 4 mm nas pernas. O laser NDYAG 1064, padrão ouro dentre os lasers para lesões vasculares é aplicado com o conforto do resfriador de pele a -35 graus Célsius e pode preceder à escleroterapia convencional ou com espuma para resultados consistentes.

Depende de cada paciente.  Na maioria das vezes após a primeira sessão observa-se diminuição significativa dos vasinhos e boa resposta das veias escuras que são nutridoras das telangiectasias. Devemos lembrar que este método evita a cirurgia de microvarizes de forma expressiva. Apesar do aumento de procura pelo tratamento de varizes, em nossa experiência, observamos uma redução de aproximadamente 70% nas microcirurgias realizadas no hospital, que foram substituídas por algumas sessões em flebosuite (favor colocar link para a imagem da flebosuite que será indicada na pasta flebosuite), como observamos nos últimos 2 anos. Alguns pacientes com maior sensibilidade exigem parâmetros mais brandos de aplicação do laser e portanto precisarão de mais sessões.

 
A maior parte dos pacientes realizam de 3 a 4 sessões para atingir o resultado esperado e realizam registro fotográfico em alta resolução para comparação objetiva de resultados. Casos iniciais podem ser tratados em sessão única. A grande segurança desse tratamento de saúde e estética vascular se deve a execução exclusivamente médica com técnica e estrutura especializada. Por isso realizamos com segurança sessões extensas e bilaterais quando o foco é maximizar resultados em menos visitas à Clínica, o que é muito relevante aos clientes de outras regiões que precisam viajar até Tupã.

O laser destrói a veia através da conversão da luz em calor quando atinge seu alvo: A Hemoglobina que é o componente vermelho do sangue. Nesse momento pode haver desconforto tolerável, muitas pacientes sequer referem dor. TODOS os tratamentos que utilizam laser podem gerar desconforto de acordo com o tamanho e a profundidade da variz a ser eliminada. Para isso, além de domínio no ajuste da energia do laser, recursos como resfriador de pele de alta potência, realidade aumentada e outras técnicas podem ser utilizadas para máximo conforto e precisão. Raramente utilizamos anestésicos tópicos.


Os melhores centros de cirurgia vascular utilizam o Laser NDYAG 1064 com segurança, conforme observamos através de assídua presença em Congressos de Cirurgia Vascular, nacionais e internacionais. Não há limite de idade ou necessidade de exames pré-operatórios complexos. Como todo tratamento médico realizado na Clínica Tedeschi, a Consulta Clínica e Documentação são imprescindíveis. Porém devemos reconhecer que peles muito escuras ou bronzeadas, com lesões inflamadas ou mesmo desidratadas devem exigir cuidados especiais. Quando essas situações são presentes existem outras técnicas que podem oferecer ótimos resultados. Na maioria das vezes peles especiais precisam apenas de pré-hidratação e ajuste de parâmetros do laser com redução de energia para evitar lesões. Manchas escuras e pequenas crostas são raras e costumam ter evolução benigna se resolvendo espontaneamente em alguns dias ou semanas. 

Os pequenos vasos bem superficiais vermelhos ou azulados, parecidas com “aranhas” não se transformam em grandes varizes, são outro tipo de vaso doente chamado telangiectasias. Mas não aparecem por acaso. O exame físico minucioso, a ultrassonografia e a fleboscopia com realidade aumentada permitem compreender porque as varizes estão lá, e como tratá-las. E muitas vezes durante essa avaliação percebemos que por trás dos simples vasinhos podem estar ocultos insuficiência de válvulas venosas, refluxos, dilatações e obstruções de outros segmentos venosos. Essa é a razão de que, por lei (Lei nº 12.842/13) APENAS médicos podem realizar diagnósticos e tratamentos vasculares. É bastante simples compreender que seus vasinhos fazem parte do sistema cardiovascular, podem não se tornar varizes, mas devem ser entendidos, avaliados e tratados com toda seriedade e conhecimento para sua própria segurança.

A chance de você desenvolver varizes é muito maior nesses casos. O fator causal mais determinante das varizes é o genético, chamamos de varizes primárias. Por isso o tratamento precoce e a prevenção são fundamentais para evitar o avanço da insuficiência venosa crônica. Estudos mostram que a transmissão aos filhos ocorre em 90% dos casos se pai e mãe tiverem a doença. Se somente um dos pais tem varizes, há 60% de chance em mulheres e 25% em homens. Quando nenhum dos pais apresentam a doença, a chance de apresentar varizes cai para 20%.

O CLACS, associação do laser a escleroterapia é um tratamento minimamente invasivo e não há necessidade de afastamento das atividades do dia-a-dia.
Orientamos por prudência não realizar atividade física intensa após a sessão, por pelo menos 3 horas. 


Algumas manchas podem ocorrer durante o processo que depende da absorção do sangue que restou na variz tratada e da própria parede da veia doente que foi destruída. Quando isso ocorre não se deve tomar sol por até 30 dias.

 

Caminhar, dirigir e toda movimentação habitual não devem descontinuada, inclusive a movimentação precoce é um dos mecanismos mais indicados para prevenir complicações em diversos tipos de tratamentos médicos.

Como cada paciente tem suas características, não podemos utilizar fotos de um caso para prometer resultados idênticos a outro paciente. Mas podemos usar imagens de tratamentos para explicar a técnica e difundir o conhecimento médico. O código de ética do Conselho Regional e Federal de Medicina orientam que esse tipo de divulgação não é permitida para finalidade de marketing. Por isso, infelizmente, não podemos mostrar publicamente nossos resultados. As fotos comparativas de “antes e depois” que realizamos na Clínica Tedeschi para todos os tratamentos são enviadas exclusivamente ao próprio paciente. Momento de alegria e satisfação ao término de cada tratamento.

As mesmas veias, não. Quando o tratamento é individualizado, bem planejado e executado de forma tecnicamente adequada as varizes tratadas não voltam. O que é importante explicar é que varizes são na maioria das vezes um problema genético e por isso não há cura e sim tratamento da consequência da hipertensão venosa. Por isso prescrevemos após o tratamento das varizes uma série de medidas clínicas, inclusive medicamentosas, para melhores resultados de longo prazo. Reavaliações a cada um ou dois anos são recomendadas para que apenas pequenas intervenções sejam necessárias.

Se você já nos conhece ou se conversou com nossos clientes-pacientes, certamente já sabe o que lhe espera. Agende sua consulta e venha preparado(a) caso decida iniciar o tratamento no mesmo dia, utilize roupas confortáveis. Através do Youtube, Instagram, Facebook, ou pelo nosso Blog você poderá conhecer melhor diversos tópicos sobre saúde vascular e bem-estar. Use o WhatsApp para conversar com as nossas secretárias e esclareça suas dúvidas. Uma equipe treinada e focada em você estará pronta para te receber. Agende sua Consulta Médica e dê o primeiro passo para ter pernas mais saudáveis e bonitas, você merece esse cuidado.

Não. É rotina realizar cirurgia de varizes em casos mais avançados, isso depende de cada caso e a cirurgia de varizes bem executada é extremamente eficiente para tratar as consequências da insuficiência venosa. Pode ser a resposta para veias safenas muito comprometidas e até resolver feridas crônicas. 

 

Praticamente toda cirurgia, tratamento médico ou medicamentos tem riscos. Existe uma tendência em pacientes procurarem tratamentos modernos como sendo sempre melhores do que as soluções mais antigas. Isso é um erro. Tratamentos convencionais são resolutivos e por isso vem sendo realizados há anos. Uma avaliação pré-operatória personalizada é sempre fundamental e pode necessitar, em pacientes idosos e com comorbidades, até mesmo de exames mais aprofundados.

 

Não acreditamos no limite de idade para tentar resolver algo que incomoda, dói, coça, incha e compromete a autoestima. Sempre temos algo que pode ser feito respeitando os limites técnicos e de cada paciente. Infecção e outras complicações são extremamente raras, estão presentes em estatísticas de diversos autores e não devem ser menosprezadas. Felizmente contamos com mais de 4000 pacientes tratados com toda ética e apreço, e sempre buscamos o feedback dos nossos pacientes para aprimorar resultados de forma contínua.

 

Vasinhos novos em locais onde veias mais grossas foram removidas ou tratadas a laser e pigmentação acastanhada da pele fazem parte da resposta do organismo do paciente. Acontecem raramente e quase sempre tem resolução simples, na maior parte das vezes, espontânea.